domingo, 16 de outubro de 2016

Chamuças de vegetais


Como prometido venho dar sequência a um post que escrevi a alguns anos sobre caril. aqui – Lemon Rice Massala, um caril que aprendi a fazer na viagem que fiz à Índia.

O Caril de que vos falo hoje é o Caril de Madras – No entanto relembro que os pós que por ai se compram nos supermercados apenas com a designação de caril em nada tem a ver o que um caril é de facto. Trata-se apenas de uma designação comercial para uma mistura de pós. Um caril a serio é feito com especiarias em grão que são tostadas e depois sim trituradas e enriquecidas com um óleo, para lhe perlongar a vida aromática. Mas felizmente já existem e de acesso fácil boas misturas ou pastas de Caril e Massalas.

Hoje em dia, com a falta de tempo das donas de casa, e, talvez, com alguma oportunidade comercial, já aparecem Pós de Caril indianos: só que predestinados ao uso em certos pratos, e não como tempero universal, tenham consciência deste facto!

Quando se fala de Caril de Madras – trata-se de caril picante, com a designação da cidade indiana doente provem – Madras.  Na generalidade e pode ser adquirido dependendo da marca pelo seu nível/índice de picante. Eu pessoalmente prefiro os menos picantes, pois permite-me tirar mais partido da riqueza dos sabores dos ingredientes confecionados.

Na composição do caril de Madras entram os seguintes ingredientes: sementes de coentros, Curcuma (açafrão das índias), Sementes de Cominho, Grãos de Pimenta Preta, Gengibre, Piripiri, Sementes de Feno Grego, Cardamomo preto, Noz Moscada, Sementes de Mostarda da Índia e cravinho.

Para hoje apresento-vos  uma entrada, deliciosa cujo o recheio é única e exclusivamente temperado com este caril de Madras (sem adição de sal).




Chamuças verdes de vegetais

As chamuças vegetarianas podem também ser feitas com antecedência e congeladas. São uma entrada deliciosa para festas ou um petisco perfeito!


Para a massa (pode usar massa filo, já pronta que se adquire em qualquer supermercado)

  • 200 g de farinha de trigo normal sem fermento
  • 1/4 colher (chá) de sal
  • 1 ovo, batido
  • 1/2 chávena (80 ml) de leite morno
  • 2 colheres (chá) de manteiga derretida
  • 1/8 colher (chá) de vinagre
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida ou quanto baste
  • 2 colheres (sopa) de Puré de espinafres cozidos

Sobre uma bancada polvilhada, peneire a farinha de trigo junto com o sal. Junte a farinha como se fosse um monte e faça um buraco no meio. Nesse meio, coloque o ovo batido misturado com o leite morno, 2 colheres de chá de manteiga derretida e o vinagre e. Dependendo da farinha, talvez seja necessário acrescentar mais leite.

Com os dedos, misture os ingredientes, começando de fora para dentro. Quando estiverem bem misturados, sove a massa até que não grude mais na bancada e esteja brilhante e maleável. Pincele a massa, que deve estar no formato de uma bola, com as 2 colheres de sopa manteiga derretida restantes. Cubra a massa com uma tigela aquecida virada de cabeça para abaixo e deixe-a descansar durante 30 minutos a 1 hora.

 Abra a massa sobre a bancada e deixe-a na espessura mais fina possível. Passe a massa para uma mesa. Delicadamente, comece a esticar a massa do centro para fora, tentando não rasgá-la. A massa deve esticar até aproximadamente 1 metro quadrado. A parte da borda da massa é mais pesada e vai esticar conforme você trabalha a massa. Se as bordas ficarem mais grossas, corte-as fora. O truque é esticar a massa sobre um pano ou papel vegetal.



Recheio de vegetais:





    2 colheres de sopa de azeite

    1 cebola, picada

    1 colher de sopa de caril  de Madras

    1 dente de alho, esmagado

    225 g de batata doce, cortada em cubos

    100 g de ervilhas congeladas, descongeladas

    100 g de cenoura cortada aos cubinhos pequenos

     100 g de milho

Esta é a minha lista de vegetais, mas pode usar outros como a courgete, o espinafre, etc..      

   



PREPARAÇÃO DAS CHAMUÇAS VEGETARIANAS



- Para fazer o recheio, aqueça o óleo numa caçarola. Junte a cebola e salteie, mexendo frequentemente, durante 1-2 minutos até ficar translucida. Adicione o caril e o alho e cozinhe durante 1 minuto.



- Acrescente as batatas e cozinhe em lume brando, mexendo frequentemente, durante 5 minutos até começarem a ficar macias.



- Introduza as ervilhas e as cenouras e cozinhe durante mais 3-4 minutos.



- Disponha as folhas de massa filo sobre um balcão limpo e dobre cada uma ao meio longitudinalmente.



- Coloque 2 colheres de sopa do recheio de legumes numa das extremidades de cada folha de massa dobrada. Dobre um dos cantos para fazer um triângulo. Continue a dobrar dessa forma para fazer um invólucro triangular e sele as extremidades com água.



- Repita o processo com a massa restante até o recheio acabar.

Disponha as Chamuças num tabuleiro forrado com papel vegetar e untado com azeite  e disponha as Chamuças, pincele estas com azeite e leve ao forno a assar.



Deliciem-se e boa semana para todos!

Sem comentários: