segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Bolo de cardamomo e flores!



Para mim a elaboração de um bolo é sempre um motivo de celebração, um mimo que queremos partilhar com alguém ou simplesmente degustar um bom chá.
Este bolo é dos meus favoritos não só pela simplicidade da receita, mas pelo requinte que as especiarias lhe emprestam, nos aromas e paladar.
Hoje trago a minha versão mais simples deste bolo, mas prometo que futuramente trarei outras versões para demonstrar como a receita é versátil….basta um pouco de imaginação!


As flores que uso, são uma mistura liofilizada, que se compra nas lojas Celeiro, na secção de especiarias biológicas. (mostro aqui a embalagem).


Bolo de cardamomo e flores

Ingredientes:

3 ovos ( eu coloco 4)
1 xícara (chá) de óleo ou de margarina (eu não coloco)
2 xícaras (chá) de açúcar mascavado claro
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água quente
1/2 colher (sopa) de essência de baunilha
1 colher de sopa de flores desidratadas para bolos
 1 colher de sopa de cardamomo em pó
 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:
Coloque para bater no liquidificador por aproximadamente 2 min. os ovos, o óleo e o açúcar. Desligue e acrescente a farinha de trigo, mexendo com uma espátula tipo pão duro. Acrescente a água quente misturando, ligue e bata mais um pouco. Acrescente a essência, o fermento, as flores e o cardamomo, bata rapidamente e desligue. Despeje a massa em uma assadeira untada e polvilhada. Leve ao forno pré aquecido em 180º por aproximadamente 45 min. ou até que espetando com um palito este saia limpo. Este bolo fica fofo, leve e muito macío.
Como eu não uso a gordura (óleo ou margarina), cozo o bolo em temperatura mais baixa 170º e desligo o forno antes de ter terminado de cozer e só retiro o bolo do forno quando está completamente frio. Desta forma ele absorve o vapor que se encontra no forno e fica mais húmido (conseguindo assim o efeito da gordura).

Espero que apreciem !

A foto que mostro foi o que sobrou de um tabuleiro de bolo que levei para as minhas colegas de escola......comprova-se que fez muito sucesso ;-)

Sem comentários: