sábado, 17 de setembro de 2016

Cuscuz de legumes com Caju



Conforme anunciado ao início da semana aqui vai mais uma partilha!
Fico intrigada como exista tanta gente que ainda não sabe preparar cuscuz. Não censurando ninguém. Todos temos os nosso hábitos alimentares e rotinas e o cuscuz simplesmente não entrou na cozinha dessas pessoas.
A primeira vez que comi cuscuz, foi pela mão de um libanês …..Pais possuidor de um património gastronómico de fazer delirar o mais resistente dos resistentes a sabores orientais!
Ocidentalizando e aplicando aos ingredientes comuns que temos nas nossas cozinhas aqui vai a salada que hoje em dia faço com regularidade e que serve para levar nas marmitas para a escola!


 Cuscuz de legumes com Caju
Ingredientes:
1 copo de cuscuz;
1 copo de água a ferver;
1 pitada de flor de sal;
1 pitada de pimentão fumado;
Para quem conhece e tem o provilegio de ter na sua cozinha 1 colher cheia de “Ras el Hanout” – mistura de especiarias marroquina;
Um pouco de azeite de qualidade;
- Cajus a gosto tostados numa frigideira, sem  adição de gosrdura para intensificarem o seu sabor;
- Vegetais variados para saltear: alho francês cortado muito fininho, cenoura cortada aos cubos, broculos cortados em floretes muito pequenos, courgette cortada aos cubos pequenos e Grão-de-bico cozido.
2 ovos cozidos;
Coentros em pó;
Salsa e cebolinho frescos para decorar.
Comece por hidratar o Cuscuz, colocando numa tigela que cobrir com tampa ou pelicula aderente, o azeite, sal, pimentão e Ras el Hanout. Acrescescente a medida de cuscuz e mexa tudo com um garfo. Cubra com a medida de água (tem que ser exatamente a mesma que a de cuscuz), mexa e tape de imediato e reserve ao lado do fugão (demora a hidratar entre 10 a 15 min.).
Entretanto no Wock, aqueça um pouco de azeite e salteie o alho francês e assim que comece a querer mudar de cor acrescente os restantes legumes, menos o grão-de-bico. Salteie bem até os legumes estarem macios e cozinhados. Tempere a seu gosto com sal, coentros em pó.
Fora do fogão mistures acrescente então o grão-de-bico, os cajus e os ovos picados. Destape agora a taça com os cuscuz e separe os grãos com a ajuda de um garfo e incorpore nos legumes salteados. Salpique com salsa fresca picada e o cebolinho.
Delicie-se com uma refeição completa e muito saborosa.
Se mesmo assim sentir falta de alguma proteína animal, pode sempre acrescentar peito de frango ou peru salteados.

Deliciem-se e tenham todos um bom fim de semana!

Sem comentários: