sábado, 10 de setembro de 2011

Caril de Madras com frango e pêras

Na Índia existe uma diversidade de caril que não tem mais fim! Dependendo da região e ao tipo de prato a que se destina (vegetais, frango, borrego...), variam na intensidade de picante, corpo e textura.
Um dos caris mais populares em Portugal é o de Madras. Um caril delicadamente perfumado, que confere texturas aveludadas. Liga muito bem com peixes, mariscos e frango.
O prato que vos trago hoje é justamente um frango feito com caril de Madras ao qual juntei pêras!

- 1 Frango cortado em pedaços;
- 3 pêras cortadas aos quartos com a casca;
- 100gr de coco;
- 1 cebola grande finamente picada;
- 2 dentes de alho picados;
- 1 tomate grande, bem maduro partido em pedaços;
- 2 C/sopa de pó de caril de Madras;
- 2 iogutes naturais sem aroma;
- 1,5dl de leite gordo;
- 1dl de vinho branco;
- Sal louro, coentros e azeite.

Leve a cebola, louro e alho a refogar em azeite. Quando começar a  alourar junte os pedaços de frango. mexa e deixe o frango ganhar uma cor dourada antes de lhe juntar o pó de caril, para este libertar os seus aromas com o calor. Junte o tomate e deixe saltear mais um pouco, antes de regar com o vinho. Deixe evaporar o álcool e polvilhe o cozinhado com o côco e regue com o leite e 2dl de água. Tape o tacho e deixe cozinhar em lume lento por aproximadamente 40 min.
Passado esse tempo, retire os pedaços de frango e triture o molho para o coco envolver melhor o molho. Volte a juntar a carne de frango e agora introduza os pedaços de pêra. Acrescente os iogurtes e mexa para incorporar no molho. Tape o tacho e deixe cozer as pêra por aproximadamente 10min. Antes de servir rectifique o sal e polvilhe com coentros frescos finamente picados.


Sem comentários: