quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Uma roupa velha que acabou no forno com Broa!

A alguns dias a dias atrás fiz couves com bacalhau como manda a tradição natalícia, porque esse era o desejo  da minha mãe que me tinha vindo visitar por uns dias. Mas como por estes recantos todos são fãns da famosa "roupa velha"...
Decidimos preparar o jantar de bacalhau com couves em dosagem digna de quem tem mais olhos que barriga, para no dia seguinte fazer a tradicional roupa velha ou farrapo velho como é mais comum designar-se por estas terras.
No dias seguinte ao preparar o jantar e após já ter lascado o  bacalhau e cortado as couves, lembrei-me .....e porque não juntar cubinhos de broa a esta miscelânea de bacalhau e couves e levar a gratinar no forno em vez de prepara na frigideira. 
E assim nasceu um bacalhau que se revelou aromático e que em minha opinião resultou divinamente e nada ficando a dever ao seu primo roupa velha.

PARA ESTE BACALHAU: 

Lascar bacalhau cozinho e mistura-lo com couves "penca" ou Portuguesa cozidas e cortadas grosseiramente. 


Numa frigideira grande, verter azeite de boa qualidade em quantidade generosa, e juntar alguns dentes de alho esmagados. assim que começar a fervilhar e a libertar o aroma do alho acrescente cubinhos de broa e mexa vigorosamente, de forma a fritar um pouco o pão, mas não o queimar. 
Seguidamente incorpore a mistura do bacalhau com as couves e porvilhe com salsa fresca picada.
Incorpore tudo e verta esta mistura recipiente que possa ir ao forno e regue com mais um pouco de azeite. Leve a forno previamente aquecido até as pontas ficarem ligeiramente tostadas.
Deliciem-se .

4 comentários:

Tuquinha disse...

pelo aspecto, tenho a certeza que sim...nada ficou mesmo a dever...deve estar muito saboroso
beijinhos e BFS

Beth Martins disse...

Bom dia Amiga!
Gosto imenso de roupa velha, me tràz lindas recordações.
Ficou com optimo aspecto, gostei muito da apresebtação, parabens
Beijinhos

Cristina Antunes disse...

Obrigada pelas palavras simpáticas.

Um beijo grande e votos de bom fim de semana às duas :-)

Unknown disse...

Eu fiz, amiga. Ficou uma delícia! :))