sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Lasanha com sabores da Cova da Beira

Já guardo esta receita a algum tempo!

Tudo remonta a alguns anos atrás, quando fui passar um fim-de-semana ao Alentejo e provei farinheira de porco ibérico que me foi servida como entrada. Admito que apesar de ser de uma zona rica em enchidos, a farinheira em especial não me despertava interesse e muito mesmo vontade de lhe conhecer o palato!
Fui uma descoberta gastronómica magnânime, para o meu mundo sensorial. Pois na semana seguinte já estava a telefonar aos meus pais a pedir para me enviarem farinheiras do Fundão.


Para alem das cerejas, a Cova da Beira é conhecida pela qualidade dos seus produtos regionais, entre eles os enchidos e os queijos (ambos premiados internacionalmente)  e os Míscaros que agora até têm direito a festival anual!

E Assim nasceu para homenagear a Cova da Beira.....



Esta lasanha foi confeccionada com farinheiras do Fundão e um esparregado suave de espinafres. Numa montagem de camadas de massa de lasanha verde, o esparregado e o recheio de farinheiras desfeitas  e misturadas com cebolas suadas, numa frigideira e cobertos com um bechamel muito suave nos seus condimentos para não neutralizar o sabor das farinheiras e coberto lascas de queijo Brie, já que não tinha queijo de ovelha da Soalheira, Cova da beira.

Às gentes do Fundão e a toda a cova da Beira, um beijo de saudades de todo o vosso carinho. E um brinde com Colheita do Sócio da Adega Cooperativa da Covilhã.

Sem comentários: