sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Bolo marquise de chocolate

Em conversa informal com uma amiga que fui visitar um dia destes. Proporcionou-se uma conversa sobre os aromas que dominam as nossas cozinhas quando estamos a cozinhar. De imediato veio à minha cabeça CHOCOLATE. Nada mais agradável que sentir o aroma de um bolo de chocolate a ser processado pelo calor de um forno.
E assim fiz, mal cheguei a casa coloquei as mão na massa , ou seja no chocolate para produzir este maravilhoso bolo "marquise" de chocolate........húmido quanto baste, com textura gelatinosa que se derrete na boca.....querem experimentar?

Foto: Paulo Almeida


Derreter 200gr de manteiga num tacho juntamente com uma tablete de chocolate de boa qualidade (eu utilizo as de 72%). Misture um copo de água à temperatura ambiente.
Fora do fogão, juntar dois copos de açúcar, 3 ovos e mexer vigorosamente com vara de arames. Acrescente uma pitada de flor de sal, aroma de baunilha, 1 colher de sobremesa de canela, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e dois copos de farinha. Misture e incorpore a farinha até começar a formar bolhas.
Derrame a mistura numa forma de silicone e leve ao forno a cozer. 
Desenforme e cubra com molho de chocolate amargo e delicie-se é a cura para qualquer depressão ;-)

4 comentários:

Vicios e Sabores disse...

Olá Cristina!
É um prazer te-la no meu cantinho, já bisbilhotei o seu e já estou como sua seguidora.
Esse bolinho de chocolate está mesmo a pedir para se confeccionado por estes lados.
Gostei da expressão: "é a cura para qualquer depressão" ;-)
Bom fim-de-semana!
Bjs

Tuquinha disse...

Olá Cristina...estava á espera do teu blog desde há uns tempos atrás...por mero acaso venho a dar com ele e já com uma semana...gostei do teu bolo (e, não só...) vou seguir-te e continuar a ler-te com todo o prazer...aparece e faz-me uma visita ok? (se quiseres claro...)
Beijinho e BFS

Cristina Antunes disse...

Olá Tuquinha, não imaginas a alegria que é para mim receber-te no meu refugio :-).
Já sou seguidora do teu há muito tempo através do Google reader, onde guardo as tuas sugestões que me servem de inspiração assim como os de outros blogs.

Um beijinho e bom fim de semana.

anna disse...

Vim espreitar-te! Gostei mesmo da tua açorda de camarão e ameijoas e este bolo de chocolate deixou-se nas nuvens...
Beijinhos.